Tarô, o caminho essencial

tarot tarô goianiaSegundo pesquisas, nos últimos cinquenta anos foram geradas mais informações que em toda história do homem. Estamos instantaneamente conectados e exageradamente compartilhados. Com toda esta sedução e movimento, perdemos o contato com nossa essência pessoal e com nosso próprio referencial.

Desde a Grécia antiga sabemos da importância do autoconhecimento através do axioma: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Apesar disso o caminho do homem pelos séculos afora, ainda é errante e segundo estudos, tende a autodestruição. Talvez uma alternativa para este “xeque-mate” seja exatamente o autoconhecimento, mais especificamente a autoconsciência interna e externa, capaz de devolver o homem à sua espiral evolutiva nos âmbitos pessoal, social e universal.

Nesta perspectiva o Tarô como um oráculo para a autoconsciência, é uma maravilhosa ferramenta capaz de acessar a essência individual e coletiva do homem. Os arquétipos não falham, são linguagens e significados validados pelo homem ao longo dos séculos.

Os alquimistas, desde a antiguidade, ensinam que: “Viaja ao centro da terra, retificando-te; encontrarás a pedra filosofal. Conhecermo-nos é a razão dos oráculos. Entender é necessário para amar. E o amor rege todas as energias que pairam no universo. O caminho do oráculo é um caminho do autoconhecimento em primeiro lugar. E este caminho não tem limites e pode levar às estrelas”. Como um oráculo, revelando e amplificando aspectos do inconsciente, o Tarô nos convida a meditar sobre sentimentos e comportamentos, considerando múltiplas possibilidades de conduta. E assim corrigir a rota para navegar com mais consciência.

O Tarô se apresenta com diversas facetas, entre elas está a de fazer previsões, mas não é a principal. É muito mais útil para o autoconhecimento, carrega em si, profunda sabedoria sobre o ser humano e sobre a dinâmica da vida como um todo, nos ajudando a compreender como tudo funciona. Coloca-nos em perspectiva para observar os processos e não somente fatos isolados, proporcionando saltos de percepção. Talvez sua principal contribuição seja a ampliação do nível de consciência, ativando a intuição e a sensibilidade ao mundo interior e exterior. Essa consciência nos liberta de padrões repetitivos, mostrando novas visões e formas de atuação. Ao ampliar a consciência, ampliamos as possibilidades de ação. Enfim o Tarô ao nos aproximar dos nossos próprios conteúdos, aproxima-nos também de tudo e de todos, permitindo-nos entrar em ressonância com a unidade e integrar realidades ainda desconhecidas. Por isso o Tarô é um caminho essencial para a humanidade.

Maurício B. Santos

O Arcano

Blogs

Interatividade

Siga-nos

Apertura de cuenta bet365.es