Deeksha: Escola de Meditação

deeksha escola meditacao

A palavra “meditar” surgiu da raiz latina “meditatum”, que quer dizer “ponderar”, porém o significado mais comum é o que vem também do latim “meditare”, que significa “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”. Me-editar! Apesar de gramaticalmente incorreto (correto: editar-me), é oportuno. Pois em estado meditativo, voltamos ao estado natural, à versão original do ser e assim nos transformamos.

Os físicos quânticos comprovam que vivemos em bolhas de realidade. Na maior parte do tempo estamos mergulhados em emoções e pensamentos tão diversificados e desconexos, que nos cansamos e nos tornamos ansiosos, com a respiração curta; em estado de conflito. Meditar é sair desse estado e retornar ao nosso modo real, totalmente presente aqui e agora, em equilíbrio; esse é o estado de unidade.

Praticada há mais de três mil anos no oriente, as raízes da meditação remontam até o hinduísmo e outras tradições. Cada vez mais presente no mundo ocidental, onde também se denomina Mindfulness (consciência plena, presença plena ou simplesmente atenção plena), é utilizada pela psiquiatria, psicologia e nas organizações para o desenvolvimento humano, tratamentos e cura de diversos distúrbios.

A meditação funciona à medida que aumenta a capacidade do indivíduo de responder, em vez de reagir aos impulsos. Na maior parte do tempo o ser humano é movido por impulsos. A meditação o capacita a não simplesmente reagir, mas assistir os pensamentos sem julgá-los e a partir desta observação, tomar melhores decisões. A sabedoria hindu há muito nos ensina: “A ação perfeita é o fruto da meditação perfeita”.

É chegado o tempo para o acontecimento pelo qual a humanidade tem esperado tanto, isto é, na verdade o papel de todas as práticas meditativas: preparar o corpo e a mente para se abrirem à mudança na elevação da consciência. É neste momento que a meditação e a Deeksha se integram de forma harmoniosa e amorosa.

A Deeksha (ou Benção da Unidade) é uma experiência indescritível de transferência de energia, que é feita colocando-se as mãos do doador na cabeça de quem recebe; é transferida pelo poder da intenção. Ela provoca um crescimento na consciência, e é o nível de consciência de uma pessoa que determina sua qualidade na experiência de vida.

Essa transformação acarreta em uma mudança de abordagem aos desafios e oportunidades já que quando mudam as percepções, não mais vemos um problema como um problema. Quando as percepções mudam, a realidade também pode mudar, porque o mundo externo é apenas um mero reflexo do mundo interior. Percepções mais elevadas e emoções positivas criam uma vida mais bem sucedida e satisfatória.

Muitas vezes tentamos meditar baseados em algo; queremos dirigir nossa atenção e foca-la em algum objeto de meditação. A Benção da Unidade abre esta porta e a meditação acontece. A passividade e observação interna se convertem em um natural estado do ser. Caminhar, escutar, pensar, tudo se torna um ato de meditação.

A Deeksha, assim como a meditação, não está limitada a nenhuma tradição particular ou religião; qualquer pessoa é bem vinda para receber os benefícios.

O propósito da “Deeksha: Escola de Meditação” é uma jornada de autoconhecimento, sentindo, percebendo, praticando cada passo no dia a dia, trazendo para este mundo concreto, um retorno ao nosso estado natural, ao estado meditativo. É um processo de desaprender o automático e aprender o caminho ativo, consciente, é estar em seu centro.

Sejam todos bem vindos! 

Aulas: sempre às Quartas

Horário: 20h às 21h

Investimento: R$ 30 (aula avulsa) ou R$ 100 (mensal)

Facilitadores: Maurício Santos e Nivia Barbosa

 

O Arcano

Blogs

Interatividade

Siga-nos

Apertura de cuenta bet365.es